A filosofia da House Rabbit Society

1. A House Rabbit Society acredita que TODOS os coelhos são indivíduos válidos, independentemente da pureza da raça, temperamento, estado de saúde ou relacionamento com os humanos. O bem estar de todos os coelhos é a nossa principal preocupação.

2. Com excepção de situações únicas, nas quais animais selvagens são tratados ou reabilitados, é preferível para os coelhos selvagens que a intervenção humana seja mínima.

3. Os coelhos domésticos não são produto da selecção natural, mas sim da interferência humana através de programas de procriação, e o produto resultante é um animal dependente dos humanos que necessita de protecção. É por isso responsabilidade dos humanos que estes animais sejam tratados de maneira apropriada às suas necessidades.

4. É do melhor interesse dos coelhos domésticos serem castrados, viver em habitações humanas com supervisão e protecção e, quando doentes, serem tratados por veterinários.

5. Os coelhos domésticos são animais de companhia e devem receber pelo menos os mesmos direitos e o mesmo nível de cuidado e oportunidade de longevidade dos cães e gatos que vivem como companheiros dos humanos.

6. Os coelhos são animais inteligentes e sociáveis que necessitam de estimulação mental, brinquedos, exercício, actividade ambiental e interacção social (de, conforme apropriado, pessoas, outros coelhos ou outros animais).