A House Rabbit Society é uma organização voluntária sem fins lucrativos com dois objectivos principais:
1. Recolher coelhos abandonados e encontrar-lhes lares permanentes e
2. Educar o público e assistir sociedades humanitárias, através de publicações sobre cuidados com coelhos, consultas telefónicas e aulas sob pedido.
Desde 1988 mais de 20 800 coelhos foram recolhidos através de lares de adopção da House Rabbit Society em todos os Estados Unidos. À House Rabbit Society foi concedido um estatuto de isenção de impostos ao abrigo do código Internal Revenue para a prevenção da crueldade com os animais dos Estados Unidos da América.
A filosofia da House Rabbit Society
1. A House Rabbit Society acredita que TODOS os coelhos são indivíduos válidos, independentemente da pureza da raça, temperamento, estado de saúde ou relacionamento com os humanos. O bem estar de todos os coelhos é a nossa principal preocupação.
2. Com excepção de situações únicas, nas quais animais selvagens são tratados ou reabilitados, é preferível para os coelhos selvagens que a intervenção humana seja mínima.
3. Os coelhos domésticos não são produto da selecção natural, mas sim da interferência humana através de programas de procriação, e o produto resultante é um animal dependente dos humanos que necessita de protecção. É por isso responsabilidade dos humanos que estes animais sejam tratados de maneira apropriada às suas necessidades.
4. É do melhor interesse dos coelhos domésticos serem castrados, viver em habitações humanas com supervisão e protecção e, quando doentes, serem tratados por veterinários.
5. Os coelhos domésticos são animais de companhia e devem receber pelo menos os mesmos direitos e o mesmo nível de cuidado e oportunidade de longevidade dos cães e gatos que vivem como companheiros dos humanos.
6. Os coelhos são animais inteligentes e sociáveis que necessitam de estimulação mental, brinquedos, exercício, actividade ambiental e interacção social (de, conforme apropriado, pessoas, outros coelhos ou outros animais).