Os coelhos possuem uma linguagem própria. Aqui estão algumas indicações para interpretar os saltos, pontapés e grunhidos do seu coelho.
Cheirar
Pode estar chateado ou apenas a falar consigo.
Grunhidos
Normalmente zangado, cuidado ou poderá ser mordido!
Grito agudo
Magoado ou a morrer.
Círculos em volta dos nossos pés
Normalmente indica comportamento sexual. Ele/ela está apaixonado/a.
Borrifar com urina
Os machos não castrados marcam coelhos fêmeas desta maneira, tal como o seu território. As fêmeas também “borrifam”.
Esfregar o queixo
O seu queixo contém glândulas odoríferas, por isso esfregam o queixo para indicar o que lhes pertence. O equivalente ao esfregar a testa dos gatos nas pessoas e nos objectos.
Falsa gravidêz
Normalmente, apenas as fêmeas não castradas poderão construir o ninho e arrancar pêlo da barriga e do peito para forrar o ninho. Poderão até parar de comer tal como fazem os coelhos no dia anterior a darem à luz.
Saltos/danças
Um sinal de pura alegria e felicidade!
Pedir
Os coelhos são pior que os cães a pedir, especialmente doces. Cuidado a dar guloseimas, já que os coelhos obesos não são tão saudáveis como os magros.
Necessidades territoriais
As necessidades que não estão num montinho, mas sim espalhadas, são sinal de que esse território pertence ao coelho. Isto acontece muitas vezes ao entrar num novo ambiente. Se outro coelho vive na mesma casa, poderá ser aborrecido.
Brincar
Os coelhos gostam de empurrar e atirar objectos de um lado para o outro. Podem ainda correr como loucos pela casa, saltar de e para o sofá e parecer um miúdo com açúcar a mais.
Não toques nas minhas coisas
Os coelhos ficam muitas vezes chateados quando arranjamos as coisas da gaiola quando as limpamos. São criaturas de hábitos e quando tem as coisas como querem, gostam que fiquem assim.
Bater no chão com a pata
Está assustado, furioso ou a tentar dizer-lhe que existe perigo (na sua opinião).
Ranger os dentes
Indica contentamento, como o ronronar dos gatos. Se os rangidos forem altos, pode indicar dor.